terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PXTO 15 - Smoketoberfest

   Para iniciar bem o ano fiz uma Smoketoberfest. Não sou o  D2, ma é uma cerveja que vou em busca da receita perfeita. Se essa primeira leva não sair com as características que me agradam farei outra, e outra e ...
   A receita é a mesma base da PXTO 7, apenas substituindo 1 kg do malte Pale Ale por 1 kg de malte defumado. O lúpulo também foi mudado. Foram 30 gramas de Cascade em 60 min e 10 gramas de U.S Goldings em 30 min.
   Na Oktoberfest anterior o Amarillo se sobressaiu um pouco, por isso resolvi substitui-lo.
   Mais uma tentativa foi feita com o pH Stabilizer já que minha primeira foi mascarada por erros subsequentes. Dessa vez parece que deu certo. Usei aquelas tirinhas para medir o pH e ela indicou algo próximo de 5,0.
A fitinha de baixo mostra um mosto com pH próximo de 5,0.
   Na brassagem inclui a decocção. Retirei 3 litros do mosto após 15 minutos do início da brassagem e mantive a 70 graus por 15 minutos, depois fervura por mais 15 minutos e finalmente retornei ele para o restante do mosto (que ficou em 65 graus por 45 min.).
Panelinha da Decocção.
   Ao retornar o mosto da decocção na panela tudo foi para 69 graus. Mantive assim por mais 20 minutos e depois mash-out.
   Para não cometer nenhum erro na conversão dos açucares pedí auxílio ao teste do amido. Indicou que tudo estava bem.
Teste do amido em 30 min. da brassagem (esquerda) X final da brassagem (direita).
   Obtive na lavagem 25 litros de mosto com uma OG (antes da fervura) de 1,053. Maior que o estimado pelo Beersmith. Acho que foi o pH !!!!
   Para não fugir muito do planejado e finalizar o processo com mais cerveja, adicionei mais 3 litros de água na fervura para que a OG final batesse com os cálculos. Resultado: 21 litros a uma OG de 1,060. EXCELENTE !!!!!!
   Fermentação com S-23 por 10 dias a 14 graus, sendo que no último dia farei o descanso diacetil.
   Depois é maturar.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://pxtocervejas.blogspot.com/