terça-feira, 26 de abril de 2011

Carbonatação da Weizenbock 2

Mickey e a PXTO n ° 8.
            Hoje fiz a comparação entre a carbonatação forçada com Co2 e o Priming da PXTO n ° 8.
            De cara percebi que o aroma da cerveja com Co2 não é tão agradável como a com priming. A cerveja fica mais brilhante, menos turva – mas nada tão perceptível.
            O sabor é diferente. A com Priming tem um sabor mais complexo; frutado como diria os mais experientes. Acho que o fermento agindo na garrafa faz uma espécie de acabamento final. Depois que ela vai ficando quente percebe-se um pouco de álcool. Ela ficou com 6,13% AVB.
        Esse esquema do álcool no final já tinha sido comentado pelo Cláudio (http://cervejacastrum.blogspot.com) em algumas cervejas que ele provou.
Já a com Co2 o sabor é limpo. Dá pra sentir mais o sabor do malte, parece que ficou menos adocicado, mas não seca.
Acho que para os que gostam de cervejas mais comerciais o Co2 é a melhor opção. Já com o priming, o fermento que age na garrafa deixa sua marca – nem todos gostam dela.
As duas ficaram com uma espuma densa e persistente.
Em relação à quantidade de Co2 por volume, segui as recomendações do BeerSmith, mas achei pouco. Coloquei 1,8 kgf/cm2, devia ter colocado mais. O priming também ficou pouco, os 6,5 g/l de açúcar também não me satisfizeram. Mas nada que tirasse a sensação das bolhinhas na boca.
De resto acredito que ambos têm seu valor. As diferenças existem, mas ainda não tenho uma opinião formada de qual mais me agrada. Por isso vou continuar dividindo minhas levas em duas, e carbonatando metade com priming e a outra com Co2
Apenas duas levas não me dão gabarito para decidir qual o melhor.

13 comentários:

  1. Cara, além de brincar de fazer cerveja eu me arrisco tirando uma fotos... e essa sua foto ficou sensacional!! Belíssima cerveja também, parabéns!! Tenho certeza que está no mesmo padrão daquelas que você me enviou, ou seja, uma delícia!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Dae Pxto!!

    Velho. Eu também percebo essa diferença nas minhas beras aqui. As engarrafadas parecem sair mais "redondas" do que com o CO2 no keg. Não sei, mas começo a acreditar que a refermentação na garrafa é o melhor!
    Uma vez eu adicionei primming no post mix. Deu certo. Ficou mais parecida com a parte engarrafada. O problema é controlar a pressão. Tem que colocar metade do açucar que iria nas garrafas, não sei por que. Tem que cuidar com manometro diariamente, se não.. Vai pra 5kgf/cm2!
    Essa tua bera deve ta show de bola!

    Um abraco!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pelo apoio moçada !!!!
    Essa de colocar metade do açucar que a quantidade convencional no keg eu não sabia. Me salvou de produzir uma bomba amanhã.
    Bruno, me passa seu endereço por e-mail que te mando umas para experimentar.
    Valeu...

    ResponderExcluir
  4. Fala Rogerio,
    Estou começando a carbonatação de uma Weizenbock. Estou tentando algo próximo da Erdinguer Pikantus. Fiz o calculo pelo http://hbd.org/cgi-bin/recipator/recipator/carbonation.html?13622029#tag e está dando que devo colocar 57,1 psi (4,01 Kgf/cm2) a 24ºC. Se for a 2ºC, seria apenas 25 psi(1,76 Kgf/cm2).
    Pelo o que vc ja viu da sua. Acha que esses numeros ficaram legal mesmo? Vou carbonatar a temperatura ambiente aqui do RJ, que esta nesse 24ºC. Aquele abraço,
    marcelo

    ResponderExcluir
  5. Tranquilo Marcelo ?
    Fiz a minha com 2,7 Kgf/cm2 e achei que ficou de bom tamanho. O keg tinha ficado em temperatura ambiente. Acho que se tivesse colocado mais pressão ia ficar exagerado. Fiz uma com 1,7 Kgf/cm2 uma vez e ficou pouco carbonatada.
    Dá uma olhada de novo no Beersmith pois acho que 4 Kgf/cm2 fica fora do estilo, um exagero. O máximo recomendado lá é 2,9 vols, que vai dar 2,67 Kgf/cm2. Usa isso que acho que dá vai dar boa.
    Qualquer coisa é só falar.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Fala Rogerio,
    Ela ja esta com 4 Kgf/cm2 a 1 dia e meio. Será que tem problema eu passar ela para esses 2,7 agora?
    O engraçado é que tanto o link do "hdb" como o do "beersmith" estao dando como resultado esse valor de 4 a temp ambiente, mas tb acho que esta bem esquisito. Vou usar o seus 2,7 porque nao quero arriscar e acabar transformando tudo em espuma.
    Abração,
    marcelo
    PS.: Vou tomar no sabado e Domingo eu te posto o resultado final.

    ResponderExcluir
  7. Como ainda está no primeiro dia deixa ir baixando a pressão normalmente. Até cair pro que vc quer. Mas não tem problema nenhum de você abaixar pra 2,7 Kgf/cm2 agora.
    Fica tranquilo que vai dar certo. Não tem erro.
    Depois me fala o que deu.

    ResponderExcluir
  8. Rogerio,
    não sei bem o que ocorreu, mas coloquei em 2,7 Kgf/cm2 e ficou com uma espuma bem tênue apesar de sentir no paladar que estava saborosa e com um pouco de gás. Para ver o que ocorria, aumentei ainda no Domingo para 3,5 Kgf e nao senti nenhuma grande mudança na hora da tiragem. Pouca espuma. Para ver o que ocorria, enchi uma garrafa com esse mesmo chopp e coloquei 4 gramas de açucar (sacarose) para refermentar na garrafa. Bebi agora de noite(4ªfeira). Ficou muito boa mesmo!! Muito saborosa e com uma bela espuma!!! Nao sei o porquê da que eu tirei no Barril nao ter pego a pressao direito. Talvez tenha ficado pouco tempo, uns 3,5 dias e sem balançar. O que vc acha que pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
  9. O correto é esperar a pressão estabilizar dentro do barril. Explico: Se coloar hoje 3,0 Kgf/cm2, amanhã ela deverá estar com menos pressão, pois o líquido absorveu o restante. Então você coloca mais pressão para voltar aos 3,0 kg. Tem de fazer isso todo dia até a pressão não mais abaixar e ficar nos 3,0 Kgf/cm2. O) dia que você não mais precisar ficar completando o co2 estará bom. Em geral os meus demoram uns 4 a 5 dias. Você fez assim ?

    ResponderExcluir
  10. Olá Rogério!!
    Estou em vias de investir em equipamentos para fazer a carbonatação forçada com CO2, atualmente faço Priming nas garrafas. O que está me levando a mudar o processo é o fato de que no Priming sempre forma aquela camada de material que decanta no fundo da garrafa e que para mim acaba alterando o sabor da cerveja. Minha dúvida é se vale a pena fazer a carbonatação com CO2 pois pelo que li no seu blog você ficou bem dividido entre os dois processos, tendo uma leve preferência pelo Priming (em 2011). E atualmente, qual a sua preferência?
    Valeu!!!
    Rodrigo de Moura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo.
      Abandonei o Priming faz um tempo. Pra falar a verdade o sabor não foi o motivo. Mas principalmente porque tenho controle da carbonatação. Com o priming não tenho certeza do que vai dar.
      Além disso maturo minhas cervejas com gelatina para ficarem bem limpas, e com priming a carbonatação dessa forma ficou prejudicada.
      Dá mais trabalho !!! Mas eu prefiro.
      Se precisar de detalhes me fala.

      Excluir
    2. Rogério,
      E o uso dessa gelatina não altera o sabor da cerveja? A
      gelatina é essa:
      http://loja.lamasbrewshop.com.br/gelatina-sem-sabor.html

      Se puder me dar mais detalhes te agradeço.
      Obrigado!!

      Excluir
    3. A gelatina eu uso aquela sem sabor de supermercado mesmo. Para 20 litros de cerveja coloque no inicio da maturação, antes de baixar a temperatura:
      8 g de gelatina (incolor) diluída em 60ml de água à 60-80°C.
      Derrama no topo do fermentador de maneira uniforme sobre a superfície, e depois com uma colher esterilizada, faz movimentos para homogeneizar (somente no topo)
      Começar baixar a temperatura e matura normalmente.
      Simples !!!

      Excluir

http://pxtocervejas.blogspot.com/