Depois de muita elaboração, brassei a Imperial. Foi muito mais malte do que estou acostumado em minhas levas. Também... para uma OG de 1.090 só moendo muito malte.
Por ser uma cerveja bem robusta, comecei a inventar muita coisa para compor a receita, mas depois percebi que estava viajando demais e me contive um pouco. Apenas a idéia inicial do extrato de baunilha com bourbom na maturação permanece.
A receita ficou:
3,0 kg Pale
2,6 kg Pilsner
1,5 kg Munich
0,7 kg Crystal Malt 30
0,35 kg Chocolate
0,35 kg Aveia Torrada
0,4 kg Candi Sugar
30 g columbus a 60 min.
25 g amarillo a 60 min
15 g U.S Goldings a 30 min.
Aveia torrada no pontop certo. |
A brassagem foi a uma temperatura única de 68ºc por 60 minutos e mash-out a 78ºc por 10 min.
Recirculado o mosto, lavado os grãos e posto para ferver por uma hora, obtive 19 litros a uma OG de 1.090.
Para fermentar algo nesse nível coloquei dois pacotinhos de fermento. Um de T-58 e outro de S-33. Misturei sem nenhuma pretensão de sair algo revolucionário; Apenas porque eram as únicas cepas que eu tinha em casa para aguentar um pouco mais de álcool.
Linda cor !!!! |
Em menos de 4 horas já começou a atividade no airlock. Da mesma forma que iniciou rápido também parou rápido. Em dois dias a atividade estava pouca. Algumas bolhas em espaços longos de tempo. Com 7 dias de fermentação a densidade estava em 1.035. Deveria descer para no mínimo 1.020.
Começou bem... mas depois cansou. |
E agora José ???... Bem, vou bolar alguma coisa para não passar em branco e tentar acordar as leveduras.
Não tá morto quem peleia.
Cara, bruto hein?? Não se assuste com a FG alta. Provavelmtente ficou muito açúcar nao fermentável, o que eu acredito NAO ser um problema, pois vai deixar ela um pouco mais encorpada e contrabalancar com o altíssimo teor alcoólico. Fiquei curioso com o sabor desta bera, me avise depois como ficou!?
ResponderExcluirEu batizaria ela como sangue de orc. uaehiuea
abração!
Vou fazer melhor que avisar...
ResponderExcluirEstou indo pra Curitiba uma vez por mês e levo uma pra você.
Ai você me fala como ficou.
Até mais.
Opa Rogério! Maravilha velho, vamos combinar de tomar uma bera juntos! Quando vier pra cá me avise que tomamos uma PXTO / Charles Brenson.
ResponderExcluirGrande abraço!!!