sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PXTO n⁰ 13 - WeizIPA


            Essa não é nem uma Weizen nem uma American IPA, é simplesmente a mistura das duas.
            Porque misturar ? Tudo começou quando fiz minha primeira compra de lúpulos em conjunto com o amigo Fabrício e dividimos o montante. Resultado: Estoque super dimensionado de lúpulo.
            Então nada mais natural que começar a gastar antes de ficar muito velho. Minhas três últimas levas já iniciaram a missão. Todas elas com IBU próxima de 40. Ótimas experiências, pois cervejas bem lupuladas e equilibradas no corpo e álcool saem muito saborosas.
            A receita de grãos foi de uma cerveja de trigo sem muita invenção usando o que tinha no estoque, mas com uma pitada a mais de lúpulo.
3,00 kg Pilsner
2,00 kg Malte de Trigo
0,55 kg Vienna
0,30 kg Crystal Malt 40
25 g Columbus a 60 min.
20 g Saaz a 30 min.

A rampa foi de 15 min. em 55 c seguido de 50 min. a 64 c e mashout em 78 c.
Usei metade de um saquinho de US-05 e outra metade de WB-06 para ver no que vai dar.
            Foi pro fermentador a temperatura controlada de 18 graus. O controle ficou por conta de um super equipamento que se mostrou eficiente.
Controlador responsável por manter os 18 ⁰c.

Sistema completo de controle seguindo normas rigorosas de qualidade.
        A geladeira é a responsável por resfriar (lógico !!!), para dar uma esquentadinha quando a temperatura baixar do Set Point um secador de cabelo liga automaticamente, e se desliga quando o set point chegar ao desejado. Para manter uma temperatura homogênea em todo interior da câmara de fermentação, um super Cooler fica ligado o tempo fazendo a circulação forçada em todo o interior da geladeira.
Resultado: Temperatura controlada e homogênea dentro da geladeira o tempo todo. Condição perfeita para uma cerveja perfeita.
De novidade nesta leva usei o PH 5.2 Stabilizer. Produto revolucionário que promete aumentar a eficiência e manter o pH sempre em 5.2. Usei um pouco na água de brassagem e outro pouco na água de lavagem. Perguntem-me se funcionou...
Pois é. Não sei dizer. Primeiro porque não medi o pH para saber se realmente ele fica no patamar de 5.2. E segundo porque me enrolei na hora da lavagem e coloquei menos água que o necessário.
Para corrigir o erro resolvi completar a água durante a fervura pois a OG iria ficar maior que o objetivo. Nesse ponto coloquei mais água que o calculado pelo Beersmith e tudo ficou uma bagunça. Não sei se a eficiência melhorou ou piorou.
Não é dessa vez que vou saber se esse troço realmente funciona.
Mas no final deu 21 litros de mosto com OG de 1,055. É a primeira vez que consegui mais que 19 litros no fermentador.
Agora é esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

http://pxtocervejas.blogspot.com/